O presente dado ao presidente francês, Emannuel Macron, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, já foi premiado na França. O espumante 130 Brut Blanc De Blanc, produzido pela Casa Valduga, de Bento Gonçalves, conquistou a medalha de ouro no Vinalies Internationales, em 2020, realizado em Paris, além do reconhecimento do Citadelles du Vin, também na França, em 2020. Macron recebeu a bebida, além de queijos brasileiros, nesta sexta-feira (28), durante agenda de três dias no Brasil.
O rótulo da Valduga acumula outras premiações como melhor ouro no VinAgora International Wine Competition, na Hungria, em 2021, e prata Vinus, na Argentina. O espumante figura ainda no Guia Descorchados, do Chile e no Guia de Espumante Brasileiros Bon Vivant, de Flores Da Cunha.
— O Brasil tem grande potencial de espumantes, a Serra tem grande potencial. Produzimos espumantes de alta qualidade e competitivos — orgulha-se Juarez Valduga, presidente da vinícola.
Elaborado exclusivamente com uvas chardonnay por meio do método champenoise, o 130 Brut Blanc De Blanc é produzido desde 2005, em homenagem aos 130 anos da imigração italiana no Brasil. Na loja virtual da vinícola, custa R$ 199. A linha 130 se tornou icônica para a Casa Valduga.
Inglaterra, Alemanha, Portugal e Estados Unidos estão entre os países compradores dos produtos da vinícola.