A preocupação ambiental de uma empresa da região fez nascer um projeto de preservação de abelhas em Flores da Cunha. O Caminho das Abelhas Nativas Erika Irma Glufke, iniciativa da Multiflon em parceria com o Apiário Abelhinha Feliz, fica no Parque Natural São Francisco de Assis e na será entregue nesta quinta-feira à comunidade. São 25 enxames de sete espécies sem ferrão: tubuna, mandaçaia, jatai, mirim guaçu, manduri, droriana e negrips.
— Sempre tivemos preocupação da porta para dentro, mas tínhamos vontade de sair do portão da empresa. Procurei muito e não encontrei nada que fizesse sentido, então, comecei a montar um projeto e aí surgiu em conjunto com o apiário — conta Angela Geremia, gerente de marketing da Multiflon.
Para viabilizar a ideia, a Multiflon está destinando 1% das vendas de duas linhas de panelas para o projeto — ETÉ e EKÓ. O valor total para implantação foi de R$ 18 mil e a empresa já captou a metade. Os valores arrecadados além do investimento inicial serão destinados para manutenção e melhorias no Caminho.
A Multiflon foi fundada há 36 anos e no ano passado mudou o parque fabril de Caxias do Sul para Flores da Cunha.
Homenagem
Erika Irma Glufke, que dá nome ao projeto, foi uma enfermeira alemã formada pela Cruz Vermelha. Em 1945, transferiu-se para a Serra, para auxiliar nos cuidados de uma menina recém-nascida. Erika também se dedicava à criação de abelhas, as quais considerava símbolo da organização, do cuidado e da cooperação.
O espaço estará aberto para visitação de forma gratuita.