O processo para abertura de empresas em Garibaldi tem sido 81,5% mais rápido nos últimos anos. O tempo médio de registro de um novo negócio, que era de 20 horas em 2019, caiu para 3,7 horas. O tempo é quase três vezes menor do que a média nacional, que é de 10 horas, segundo dados do Mapa de Empresas do Governo Federal.
Com isso, quase 900 empresas foram abertas nos últimos três anos. A maior agilidade foi possível graças a medidas adotadas pela prefeitura, como o Protocolo Digital, criado em julho do ano passado. A ferramenta permite fazer diversos processos sem precisar se dirigir ao prédio da prefeitura, como abertura e encerramento de empresas, emissão de certidões e protocolos de projetos para construção ou ampliação de empreendimentos.
Antes mesmo da implantação do sistema, a gestão já vinha trabalhando para reduzir a espera.
— Primeiro, fizemos uma reforma total. Transformamos a Secretaria de Indústria e Comércio em Secretaria de Inovação e Empreendedorismo e focamos em reduzir a burocracia. Contratamos servidores especializados e informatizamos a secretaria — explica o prefeito Sérgio Chesini.
Desde a criação do Protocolo Digital até 31 de janeiro de 2023, 129 empresas foram criadas (sem considerar os microempreendedores individuais). Quatro secretarias já adotaram o sistema e a intenção é que toda a administração utilize a ferramenta.
— Assim, o empresário não precisa correr de secretaria em secretaria. Consegue acessar tudo em uma única — completa o prefeito.
Garibaldi tem, atualmente, 6,2 mil CNPJs ativos.
Empresas ligadas ao turismo
A maioria dos novos empreendimentos abertos nos últimos anos são ligados ao turismo, como hospedagens e restaurantes. Conforme o prefeito, a cidade ganhará nos próximos anos 21 hotéis e, com isso, terá mais de 1,7 mil novos leitos.
Segundo Chesini, está em construção o Terroir Laghetto. Há outros empreendimentos com previsão para abertura em 2025 e 2026.
— Logisticamente, Garibaldi está bem localizada e tem muita área para implantação e ampliação de negócios — acrescenta o secretário de Inovação e Empreendedorismo, Daniel Deconti.