O projeto Dê Vida ao Vidro, da Modelo Vidros, alcançou a marca de 20 toneladas de vidro arrecadadas em Garibaldi, município-sede da indústria — a iniciativa foi criada em 2019. O volume foi encaminhado para a Vidrofix, empresa gaúcha transportadora desse tipo de resíduo.
As 20 toneladas foram recolhidas em ações realizadas pela Modelo Vidros e nos pontos fixos de descarte no prédio da empresa. A maioria dos itens deixados pelos moradores são garrafas que poderão ser recicladas e reaproveitadas na fabricação de outros tipos de vidro, componentes de asfalto e pavimentação, espumas, fibras de vidro e tintas refletivas.
O descarte correto impacta de forma positiva no meio ambiente ao reduzir o consumo de energia, além de diminuir as emissões de resíduos e partículas de dióxido de carbono. Sem falar na economia de água. As 20 toneladas equivalem, por exemplo, a 20 mil garrafas de água.
A Modelo Vidros atua no ramo de beneficiamento de vidros para construção civil e fornece para todo o Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina. Em 2024, irá completar 30 anos de fundação.
Para comemorar o aniversário, está prevista a inauguração da nova sede da empresa, que está sendo construída em um espaço de 23 mil metros quadrados — tamanho três vezes maior do que o atual.
A mudança para o novo espaço deve começar em março e será finalizada ao longo de 2024. Com a nova sede, a expectativa é que o faturamento aumente em 30% em relação ao ano passado.