O Simecs teve um ano repleto de ações: mais de 56 encontros com os associados e importantes iniciativas como a campanha "A indústria tá em tudo" para valorização do setor. Para 2024, Ubiratã Rezler, presidente da entidade que representa as indústrias metalúrgicas da região, espera que o país faça reformas necessárias e que poder público e Judiciário proporcionem ambiente de estabilidade econômica e jurídica.
Qual o melhor momento de 2023?
A nossa campanha de valorização da indústria “A indústria tá em tudo”; o lançamento da Escola do Amanhã, focada na educação e conexão de jovens com a indústria; e a finalização do primeiro levantamento de emissão dos gases de efeito estufa do setor. Lembramos ainda a realização do Simecs Transforma, evento com mais de 600 líderes da indústria para pensar o futuro; da histórica Mercopar e, ainda, nosso Mérito Metalúrgico Gigia Bandera que agraciou Fernandes Lucena, James Bellini e Paulo Spanholi. Além do nosso reconhecimento ao jovem empreendedor Franco Cioatto e ao Projeto Inovador do Vanderlei Argenton.
Qual o momento mais desafiador de 2023?
O ano foi muito desafiador para o setor, pois as instabilidades política e econômica geram muita desconfiança, inibindo investimentos e reduzindo consideravelmente nossa demanda. Além disso, tivemos decisões no âmbito do Judiciário que geram insegurança jurídica. Também há a conjuntura trabalhista que vem sendo modificada, o que gera muita apreensão entre todos. É difícil destacar um momento e, sim, o cenário como um todo que impactou o setor e nos deixa apreensivos, inclusive, para 2024.
Qual o pedido do Simecs para o Papai Noel?
Que o Brasil efetivamente faça as reformas necessárias para o desenvolvimento do país, com destaque para a administrativa, fundamental para equalizar a estrutura do Estado, bem como trabalhar na adequada regulamentação da reforma tributária, possibilitando melhores condições de competitividade para a indústria nacional. Gostaríamos de poder ver o custo Brasil sendo reduzido e que haja mais segurança jurídica. Ver o poder público realmente agindo em diferentes questões que apoiem a indústria, pois ela está em todo o lugar e é um grande agente propulsor da nossa economia.
Qual o desejo do Simecs para 2024?
Nosso desejo é que os empresários se mantenham fortes e unidos e que saibam que podem contar com o Simecs para representá-los. Que estejam próximos, trazendo suas necessidades e aproveitando as oportunidades que procuramos oferecer. Queremos também que o poder público e o Judiciário façam sua parte para que todos possamos contar com um ambiente de mais estabilidade econômica e jurídica. Que seja um excelente ano para todos, afinal, a indústria está em tudo e precisamos caminhar juntos na construção do amanhã.