Há mais de 15 anos no mercado, a Dalca Brasil, de Bento Gonçalves, acaba de lançar uma novidade que promete facilitar os processos de automação de empresas do país: a locação de robôs. O Dalca RaaS (Robot as a Service, em livre tradução, robô como um serviço) permite que as empresas aluguem equipamentos por um determinado tempo para realizar certas atividades na linha de produção.
A modalidade, segundo o CEO da Dalca, Bruno Dal Fré, elimina o ônus da descapitalização, decorrente de investimentos iniciais robustos na compra de maquinários autônomos ou a necessidade de buscar financiamentos para compra. O aluguel permite atender a necessidades sazonais de produção e tratar de produtos com previsibilidade de demanda desconhecida.
— São robôs padronizados e a gente sugere qual melhor robô para o cliente. Os contratos podem ser de 12, 24 e 36 meses e nesse período, além da garantia, oferecemos manutenção — destaca.
Dois contratos fechados
Conforme Bruno, foi contratos de locação já foram fechados com empresas de São Paulo e Santa Catarina. A capacidade para 2024 é de até 20 locações com capital próprio. Caso a demanda cresça, a empresa tem soluções mapeadas.
— Estamos estudando aportes financeiros — diz.
O aluguel é direcionado para células robóticas nas linhas de rebarbação (para acabamento de peças), soldagem, movimentação interna e armazenagem interna.