Tempero
A Casa Cinquentenário emprestará mesas, forno e fogão para a Feijoada do Gil, preparada com maestria pelo chef de cozinha Gilnei Soares. A reunião temática ocorrerá no dia 2 de setembro, a partir das 11h e além das delícias tipicamente brasileiras, o encontro contará com a presença do grupo Seresteiros do Luar, que promete apresentar o melhor do samba raiz para embalar a tarde.
Raízes
A direção da Cooperativa de Agricultores e Agroindústrias Familiares de Caxias do Sul organiza o 1º Filó da CAAF, agendado para o próximo sábado, dia 22, a partir das 15h, na sede da entidade. A proposta é uma homenagem ao Dia Internacional do Cooperativismo, da Juventude Rural, do Motorista, do Colono, da Agricultura Familiar e do Agricultor, essenciais para a manutenção da economia sustentável. A abertura da ocasião terá coquetel receptivo com delícias extraídas da produção local e palestras com convidados e especialistas no setor.
Ilustrado
O tema da 34ª Festa Nacional da Uva, “Caminhos & Lugares” ganhará forma, também, no cartaz que será oficialmente revelado ao vespertino do dia 24, segunda-feira, no Largo do Centro Administrativo da Prefeitura Municipal de Caxias do Sul. As comissões envolvidas na organização contam com a participação da comunidade.
Ingredientes
Os apreciadores da alta gastronomia têm um encontro marcado nos dias 28 e 29, com um jantar a quatro mãos protagonizado pelos incensados chefs de cozinha Enio Valli, do Guri Restaurante em Bento Gonçalves, e Filipe Rizzato, do Palácio Tangará em São Paulo. Valli e Rizzato conjugarão seus talentos e expertise culinária para criar uma experiência inédita, apresentando pratos autênticos e sofisticados. A dupla promete entregar sabores elaborados com técnicas contemporâneas em um menu de oito tempos harmonizado com bebidas de pequenos produtores do Rio Grande do Sul.
.
Gabriela Letícia Boff
Gabriela Letícia Boff, 25 anos, filha de Gelson José Boff e Vanderleia Zanesi Boff, graduada em Gastronomia pela UCS/ICIF, é embaixatriz da Festa Nacional da Uva 2024 e representa a Vinícola Gazzaro, comandada por Marizete e Vanderlei Gazzi, e AZ Beauty e Clothes, de Andréia Zanini. Para o futuro, Gabriela pretende seguir os passos da família na agricultura e deseja aprender mais sobre os terroirs de outras regiões. Leia mais o que pensa esta ariana do dia 3 de abril neste de A a Z!
.
A de Agricultura: tenho a honra de fazer parte como sucessora de minha família no cultivo de maçãs, uvas, ameixas e pêssegos.
B de Boff: homenagem às minhas origens em Seren Del Grappa, na Itália, e ao meu avô Sady Boff (in memoriam), que lutou pelo nosso legado.
C de Carisma: minha essência. Colocar amor, carinho e ternura em tudo o que faço.
D de Diversidade: Caxias do Sul é construída por muitas mãos. Aqui é a terra do acolhimento, da oportunidade de sonhar.
E de Enoturismo: Caminhos e Lugares, o tema da 34° Festa Nacional da Uva, enaltecemos o enoturismo caxiense, os produtos elaborados com maestria pelos vitivinicultores.
F de Família: base e fonte de inspiração, carrego com orgulho os valores que herdei.
G de Gastronomia: minha formação. Atuo como chef da Casa Gazzaro. É mais que seguir receitas: é sobre espalhar amor, pois o alimento não nutre apenas o corpo, também a alma.
H de Herança: “Se quisermos ter o direito de sonhar com o futuro, precisamos administrar com dignidade a herança dos valores que recebemos.” - Remy Valduga.
I de Interior: a minha origem, com carinho gosto de lembrar da simplicidade do povo do interior que faço parte.
J de Jornada: gratidão a esta grandiosa jornada que é a Festa da Uva. É fabuloso observar como é feita por muitas mãos.
K de Kate Middleton: referência de realeza, inspiradora que esbanja elegância, postura e simplicidade.
L de Legado: devemos honrar o legado construído arduamente pelos nossos antepassados, resgatando os valores na ocasião as tradições.
M de “Mangiare”: é na mesa que confraternizamos momentos únicos e inesquecíveis com as pessoas que amamos.
N de Natureza: não há nada melhor do que estar em contato com ela, ter um momento de paz e de conexão.
O de Origens: gosto de lembrar de alguns momentos que passo com minha avó Ilda Andreazza Boff. Vivenciamos muitos costumes como o pão de forno, chimia no tacho, biscoito colonial, salame e queijo.
P de Polenta: com “tócio”, “brustolada” ou frita, é boa a toda hora. Base dos imigrantes.
Q de Qualidade: por meio da tradição e inovação encontramos motivação para sermos reconhecidos pelo mundo.
R de Religiosidade: faço parte do coral, grupo de jovens e equipe de liturgia de minha comunidade. Como catequista, vejo na fé a força da esperança em construir e sonhar.
S de Simplicidade: deixo essa essência no que faço. A beleza está no simples da vida.
T de Trabalho: a fé, o trabalho e a dedicação nos movem.
U de Uva: fruto que dá nome a nossa festa maior, vitrine para a cidade. Primeira cultura da minha família e que por anos foi a principal fonte de renda com a produção da cantina.
V de Vitivinicultura: um legado de cultura e tradição! O vinho, meu preferido. Símbolo de alegria e vínculo do imigrante com a Itália.
W de Web: o poder que temos em nos conectar através das redes e a facilidade em nos comunicar com o mundo.
X de Xale: memórias de minha avó Ilda Andreazza Boff fazendo xales de tricot. Traz aconchego nos dias mais frios.
Y de Yellow: uma das minhas músicas preferidas, da banda Coldplay.
Z de Zelo: envolve a dedicação, o cuidado, a disposição e o empenho nas tarefas do cotidiano.
.
"A pessoa que eu mais admiro é minha tia, Vivian Boff. Ela é estilista e foi quem elaborou com maestria os trajes das Soberanas da Festa da Uva de 2022. A Vivi me ensinou os verdadeiros valores da vida, prezando sempre a humildade e o amor. É uma mulher de garra que tem um coração enorme e que inspira muitas mulheres a serem fortes."