Grená
A direção da S.E.R. Caxias organiza, dia 26, uma recepção ao redor da apresentação oficial da beldade Luísa Trott Miola, embaixatriz e candidata ao título de soberana da Festa Nacional da Uva 2024. O encontro social ocupará o Estádio Francisco Stedile.
Etiqueta
Luiz e Jandyra Dal Pizzol com as atenções da filha, Ritielle, prometem uma comemoração e tanto ao redor dos 40 anos da grife Dominator. O desfile ocorrerá dia 11 de agosto na Casa Perlage, em Farroupilha, ocasião em que anunciarão da expansão internacional.
Largada
O mentor do Mississipi Delta Blues Festival, João Antônio Pezzi Bagoso apresentará o preview do 14º Mississippi Delta Blues Festival nos dias 22 e 23, na Sede Social do Clube Juvenil. No sábado, as portas abrirão às 20h para recepcionar o público, enquanto no domingo, as atividades se iniciarão às 15h. A função ganhará fôlego com o tema B. B. King Museum, e contará com a setlist dos DJs Rocha Netto, Diego Oselame e Jamur Bettoni, na Boate Pelourinho. Destacam-se entre os talentos, dois nomes revelações do blues nacional e internacional, Guto Konrad e D’Kieran “D.K.” Harrel. Luciana Alberti levará os artesãos do Le Marché Chic para colorir a cena.
.
Eduarda Ruzzarin Menezes
Eduarda Ruzzarin Menezes, 26 anos, filha de Eduardo Menezes e Tatiana Ruzzarin Menezes, graduada em Arquitetura e Urbanismo pela UCS, é embaixatriz da Festa Nacional da Uva 2024 e representa, no concurso, o Recreio da Juventude, presidido por Diego e Vanessa Biglia. Na entidade que defende, Eduarda celebra a trajetória do Clube que é intrínseca a Caxias do Sul. Eduarda foi Rainha da agremiação nos anos 2015 e 2016, e até hoje celebra valores conquistados na época. Confira o dicionário particular desta geminiana do dia 18 de junho neste de A a Z!
A de Artes: danço ballet clássico desde os quatro anos, amo tocar piano e sou arquiteta por considerar uma das formas mais belas de incluir a arte na vida das pessoas.
B de Bússola: sempre em busca de orientações assertivas para que eu possa atingir meus objetivos.
C de Comunicação: na forma verbal ou escrita é um dos principais requisitos para divulgação da Festa, seja como embaixatriz ou no papel de rainha e princesas.
D de Disciplina: nos proporciona executar com maestria todas as atividades no tempo certo.
E de Economia: a Festa Nacional da Uva atrai turistas e empreendedores, oportunizando a geração de novos negócios.
F de Funilaria: Gigia Bandera, por ser a representação do empoderamento feminino e que ensinou o ofício para seu filho Abramo Eberle.
G de Grãos: a valorização do trigo, café, milho, uva entre outros utilizados como matéria-prima para a gastronomia de nossa região.
H de História: entender a importância dos acontecimentos e da trajetória dos povos que construíram a nossa cidade, hoje vista como referência.
I de Igreja: o encantamento dos muitos estilos arquitetônicos presentes nas construções, onde é exercida a religiosidade, e eventos comunitários.
J de Jogos: na infância, o despertar de minha curiosidade ao ver momentos de lazer, felizes nos carteados, jogos de bocha, mora, entre outros.
K de Kaingang: tribo pioneira na nossa cidade, que ocupou o espaço que abriga hoje a Estação Férrea, motivo pelo qual a Colônia de Caxias também era conhecida como Campo dos Bugres.
L de Lavoura: hábito dos imigrantes com o propósito de renda ou de subsistência, presente nas memórias afetivas por existir na casa de minha avó materna, Alice Ruzzarin.
M de Manualidades: no trabalho, na vestimenta e decoração, através de trançados de palha, filé, crochê, frivoletê, tricô, macramé.
N de Navio: minha admiração pela coragem dos imigrantes, por deixarem sua terra de origem migrando numa modesta embarcação com suas famílias e seus poucos pertences para um local desconhecido.
O de Otimismo: independente das adversidades, tenho o olhar voltado para a positividade e o aprendizado.
P de Paisagens: assim como o tema da nossa Festa, “Caminhos e Lugares” percursos que nos convidam a explorar territórios ricos em cultura e história.
Q de Quinta: sinônimo que pode ser utilizado para se referir a uma vinícola.
R de Rótulo: a importância do Vale dos Vinhedos nas rotas turísticas e na produção que atinge a marca de 90% dos rótulos nacionais.
S de Serenidade: estado de espírito que me permite ter paz interior, exercendo também a resiliência, me adaptando a diversas situações cotidianas.
T de Tradição: assistir ao corso alegórico com uma admiração imensurável, que me remete as doces lembranças e me permite relembrar sob diversos ângulos a história de nossa cidade.
U de Urbanização: reconhecimento dos imigrantes ao chegarem em uma terra montanhosa repleta de mata e pedra, e com poucos recursos, mas muita determinação, construíram nossa Caxias pujante.
V de Voluntariado: a maior festa da nossa cidade é organizada por mãos voluntárias, mantendo vivo o legado.
W de William Shakespeare: apreciadora de apresentações teatrais menciono este poeta, ator, escritor, autor de “Romeu e Julieta” um dos grandes clássicos da dramaturgia mundial.
X de Xale: na colonização italiana era uma peça quadrada com franjas no entorno feita de tricô ou crochê. Agasalho para substituir os casacos.
Y de Yin-Yang: quando necessário, devemos buscar na dualidade das ações, forças complementares para alcançar os resultados.
Z de Zila Turra (1936-2023): personalidade marcante na sociedade caxiense, foi rainha da Festa Nacional da Uva em 1958, representando a mesma entidade a qual também tenho a honra de representar nesta edição.
.
"O Recreio da Juventude, fundado em 1912, é uma instituição histórica de Caxias do Sul. Representando o clube sede da primeira Festa da Uva em 1931, é reconhecido nacionalmente por sediar grandes eventos sociais, culturais e esportivos. Como ponto de encontro para diferentes gerações, é um lugar de lazer e entretenimento, onde momentos inesquecíveis são compartilhados. Minha vida sempre esteve ligada ao Recreio da Juventude, desde a infância, quando fui rainha do Baile de Debutantes, até agora, contribuindo para um novo capítulo na história do clube e da Festa Nacional da Uva."