A delicadeza do ser
Ana Cristina Quadros Silvestre, filha de Ivera Maria Vogel Quadros (in memoriam) e Miguel Quadros, é casada com Ronaldo Giovani Silvestre, e mãe da Ingrid e da Stella. Empresária de destaque no Estado, é diretora das empresas Rivatti Móveis, Renna Componentes, Pix Iluminação e Construção, UV-Pro, Monobox e Metalfox. Formada em Comércio Internacional pela UCS, pós-graduada em Marketing pela FGV e mestre acadêmica na Escola de Administração da UFRGS. Após a graduação atuou em outras empresas multinacionais antes de se voltar definitivamente para os negócios da família. Durante 18 anos foi professora do curso de graduação em Administração de Empresas da UCS. Atualmente, concilia suas atividades com a direção da confraria CJAVE. De bem com a vida, de muita fé, se realiza no trabalho diário nas empresas e na vida em família. É apaixonada por literatura e por aprender com pessoas que admira. Os projetos futuros que não saem da tela são: a construção contínua da família e a colaboração no crescimento do grupo de empresas administrado pelo clã.
O que é o bom da vida em família? A convivência e suas descobertas.
Qual a passagem mais importante da tua biografia e que título teria? Sem dúvida, o nascimento das minhas filhas. Título: A melhor decisão!
Se pudesse voltar à vida na pele de outra pessoa, quem seria? É uma pergunta de difícil resposta, pois não conhecemos a fundo a vida das outras pessoas. Mas com certeza, como um realizador, no âmbito profissional, admiro o empresário Jorge Paulo Lemann.
Qual sonho ainda deseja realizar? Morar com a família no Exterior, por um período, é uma ideia que tenho.
Qual considera ser a sua maior conquista? Construir e manter a família é uma conquista diária que me alegra muito. Profissionalmente, me realiza muito contribuir para o crescimento do Grupo Rivatti.
De onde surgiu a oportunidade de investir na Rivatti? O grupo de empresas é muito dinâmico, estamos em constante movimento e ação. A fábrica de componentes para móveis Renna abriu a oportunidade para a fábrica de móveis Rivatti. Das fábricas para a importação e distribuição, foi questão de adequação às demandas de mercado.
Como concilia a maternidade com a profissão de empresária? Sempre com equilíbrio e atenção às prioridades do momento. Me inspiro muito no exemplo que tive da minha mãe e conto com a fundamental ajuda do meu marido – tanto em casa, como meu conselheiro no trabalho.
O que pode nos revelar sobre o intercâmbio cultural adquirido com relações comerciais internacionais, como por exemplo, a China? É um privilégio poder conhecer tão bem algumas culturas, em função da minha atuação profissional. Vejo beleza, inteligência e competência em todas as culturas. Especialmente, adoro e admiro demais a Ásia como um todo.
Um roteiro inesquecível da vida? Conhecer minhas origens na Alemanha, com minha mãe.
A melhor invenção da humanidade? Tudo que te permite acesso ao conhecimento e a novas experiências! O avião, a internet e até mesmo as redes sociais.
Gostaria de ter sabido antes... que a determinação é um valor que precisa ser usado com sabedoria e a flexibilidade é uma atitude que se conquista ao longo da vida. Essa eu aprendi com Abílio Diniz.
Um hábito de que não abre mão? Rezar e passar os finais de semana em Gramado com a família.
Qual é o seu hobby? Participar da Cjave, uma confraria que aprecia vinhos e espumantes, na companhia de amigas.
Qual é a sua ideia de felicidade plena? Quando todos que amamos estão felizes.
Que pessoa viva mais admira? Sem dúvida, meu marido Ronaldo Silvestre.
O que ou quem é o maior amor da sua vida? A família e minha atividade profissional.
Onde e quando foi mais feliz? Na licença-maternidade. Aquele momento de doação e entrega total foi incrível.
O que mais valoriza nos seus amigos? A educação, a discrição e o bom humor.
Um lugar? Nossos fins de semana na casa de Gramado.
Quem são os seus heróis da vida real? Todos aqueles que vivem a vida com leveza e bom humor.
Qual é o seu lema de vida? O principal é manter o principal como principal.
Um beijo, um abraço e um aperto de mão: um beijo para minhas filhas e meu marido, os amores da minha vida. Um abraço para todos da minha família de origem, que ajudaram a moldar a minha identidade e a quem sou tão grata. E um aperto de mão para todos aqueles que se alegram com as conquistas dos outros.
Uma qualidade: resiliência.
Um defeito: um só? Tenho um menu completo.
Uma palavra-chave: atenção.
Reflexão de cabeceira? Sempre os Salmos.
Uma mensagem aos leitores: preste atenção em suas palavras e pensamentos, pois eles têm poder. Tudo posso Naquele que me fortalece!