A Câmara de Caxias do Sul vota na sessão desta terça-feira (17/10), em regime de urgência, moção assinada por oito vereadores "de apoio ao Estado de Israel em face dos ataques criminosos cometidos", citando especificamente o "grupo terrorista palestino Hamas". O texto cita a deputada estadual Luciana Genro (PSOL), que, em meio ao ataque inicial do Hamas, defendeu em rede social a "resistência palestina", questionando seu tratamento como terrorismo.
Assinam a moção os vereadores Alexandre Bortoluz (PP), Adriano Bressan (PTB), Gladis Frizzo (MDB), Maurício Scalco (ainda no Novo), Olmir Cadore (PSDB), Ricardo Zanchin (Novo), Sandro Fantinel (PL) e Velocino Uez (PTB) – todos eles assumidamente de direita.
Para onde vai
Vai haver polêmica. A moção é claramente para marcar posição, ao mesmo tempo em que também demonstra solidariedade ao povo israelense – sem mencionar a população civil palestina. Se aprovado, o texto será remetido à Embaixada de Israel em Brasília, à Federação Israelita do RS e à Sociedade Israelita Brasileira de Cultura e Beneficência (Sibra).