A reeleição de Neri, o Carteiro (PSDB) para a Assembleia também é uma vitória do prefeito Adiló Didomenico, que embarcou na campanha do candidato a ponto de entregar material com as propostas de Neri de porta em porta. A tradução política é que o prestígio político do prefeito foi reconhecido por uma parcela da população caxiense a ponto de garantir a reeleição de Neri.
Tão logo se confirmou a reeleição, Adiló deu um forte abraço em Neri (na foto). Em uma rede social, ele escreveu: “Parabéns, @neriocarteiro, pela reeleição! Sabia que a vitória chegaria por tudo o que tu representa e por todo o teu brilhante trabalho! Estamos juntos, e a nossa Caxias do Sul também sai vitoriosa!”
Neri se fortalece politicamente. É um nome que está no tabuleiro político do município, pelo resultado eleitoral, apesar das turbulências recentes no PSDB caxiense, comandado justamente por Neri.
O PSDB caxiense sai do episódio eleitoral estilhaçado, com Neri no centro das dificuldades, e não há garantia de que se conseguirá reconstituí-lo. Tarefa para o comando municipal. Será preciso muita habilidade para reunificar o PSDB caxiense. A tarefa é bem difícil.