O diretório nacional do PDT remeteu na sexta-feira passada ofício à comissão provisória do PDT caxiense para abertura de processo disciplinar que pode resultar na expulsão do vereador Ricardo Daneluz (PDT). Contrariando orientação do diretório nacional, Daneluz participou tranquilamente da mobilização em apoio ao presidente Jair Bolsonaro na terça-feira. O posicionamento favorável do vereador à homenagem da Câmara ao presidente na recente visita a Caxias do Sul, em julho, foi levado até o diretório nacional pedetista, o que gerou a notificação que agora chega até a provisória do partido em Caxias.
Como o PDT caxiense, diante da situação de haver uma comissão provisória, não tem no momento uma comissão de ética, o presidente da sigla na cidade, Lucas Dihl, encaminhará o ofício para abertura do processo disciplinar contra Daneluz ao presidente estadual, Ciro Simoni.
— E vamos somar a essa notificação o último ato do vereador, participando da mobilização do feriado. Ele reitera nesse comportamento, mesmo com a orientação partidária, numa afronta ao estatuto do partido, mas não pede para sair. Não acredito em expulsão sumária do vereador, ele poderá se defender — destaca Dihl.