Na quarta-feira, depois de sete anos, foi finalmente entregue uma obra histórica em Porto Alegre, chamada Trincheira da Ceará. Demorou sete anos até ficar pronta.
Por aqui, em Caxias, há pelo menos duas obras que se demoram ou se arrastam há anos, e poderiam ser as versões caxienses da Tricheira da Ceará. Uma delas é a Radial Sudoeste, melhorias em um conjunto de vias cuja primeira ordem de início é de março de 2015. Há cinco anos, portanto. Outra é o acesso a Forqueta (foto), no antigo pedágio. Os guichês foram fechados ainda no Governo Tarso Genro. A estrutura foi demolida, foram feitos contornos da pista no local, mas a obra está longe de ser finalizada. Se arrasta.
No caso da Radial Sudoeste, ainda esta semana o secretário de Gestão e Finanças, Paulo Dahmer, usou-a como exemplo para receber verba que pode vir dos recursos adicionais às desapropriações do Aeroporto de Vila Oliva.
Projeto para autorizar esta destinação para empréstimo de R$ 30 milhões junto à Caixa Econômica Federal foi aprovado esta semana na Câmara. Exemplificando, Dahmer citou que parte dos recursos poderia ser usada para "desapropriações da Radial Sudoeste". Ainda demora, portanto.