Aproveitando a data que este sábado, 10 de agosto, assinalou os 100 anos da chegada do trem em Bento Gonçalves, vale resgatar a situação do trecho entre as estações de Bento e Jaboticaba. É um percurso de 49 quilômetros em um cenário sem igual, deslumbrante, entre vales, parreirais e montanhas onde o verde ainda é preservado, e mais, com oito túneis integrados à natureza. Este trajeto está morrendo e sendo enterrado. Quem reitera o alerta e envia fotos é o leitor Dorvalino Sonaglio.
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De Bento até Carlos Barbosa, a estrada de ferro tem importante aproveitamento turístico em parceria com a iniciativa privada. Para o lado de Jaboticaba, ao contrário, o que se vê, cada vez mais, são o abandono e a deterioração, a estrada de ferro desaproveitada e desaparecendo aos poucos, enredada na burocracia e na falta de iniciativa. O obstáculo intransponível há anos tem sido o licenciamento por parte do Ibama.
O trecho clama por aproveitamento turístico, que pode ser traduzido em mais desenvolvimento e geração de empregos — sem falar na recuperação da malha para outras finalidades. O turismo em Bento Gonçalves, tão reconhecido por uma série de iniciativas importantes, precisa responder a este desafio: não deixar desaparecer a estrada de ferro entre Bento e Jaboticaba.