Não se ouviu até agora nenhuma manifestação explícita de representantes do PMDB caxiense no sentido da manutenção da aliança entre PMDB e PDT à prefeitura. Nos últimos dias, têm se repetido declarações de filiados pela candidatura própria. Ouviu-se em Caxias, ouviu-se até em Farroupilha.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
Na eleição passada, a chapa Alceu Barbosa Velho (PDT) - Antonio Feldmann (PMDB) era a construção do 3º andar, com a bênção do então prefeito e hoje governador José Ivo Sartori (PMDB).
Hoje, não se ouve falar em 4º andar.
Não resta dúvida de que há afinidades políticas entre os dois partidos, e que um indicativo do atual prefeito demonstrando interesse na reeleição interfere nessa tendência que se constata agora no PMDB. Nesse caso, será a continuidade de todo um projeto político começado por Sartori e certamente receberá sua bênção. Isso terá um peso eleitoral central.
Na foto acima, o prefeito e o governador na festa dos 140 anos da comunidade de São Romédio, domingo passado, por onde passaram alguns dos protagonistas do pleito de outubro. Alceu só deve falar sobre o assunto no início de abril. Enquanto não se manifesta, no entanto, vai se fortalecendo a intenção de candidatura própria dentro do PMDB.
Não é só o PMDB
Não é só o PMDB que espera pela manifestação de Alceu, se concorrerá ou não à reeleição. Os demais partidos da base do governo também. Como o PP, que reuniu seu diretório no sábado.
A situação do PP é semelhante à do PMDB. Há integrantes que preferem candidatura própria, há um nome que já circula no partido, o do empresário Ovidio Deitos, mas é preciso esperar pela decisão do prefeito Alceu. Se ele disputar a reeleição, a tendência é o PP ir junto.
Nós estamos esperando
Um presidente de partido da base traduziu nesta terça-feira o sentimento geral. Perguntado pela coluna se o partido que preside teria candidatura própria à prefeitura em Caxias, ele foi direto:
- Nós estamos esperando pelo Alceu. A partir do momento em que tiver sua posição, as coisas se clareiam.
No caso de o prefeito optar por não concorrer, os partidos da base se sentirão liberados.
Rede vai com Vitor
Será uma eleição de mais candidatos a prefeito. Isto é bom. O debate se amplia. Na próxima quarta-feira, dia 30, mais um candidato será ungido: Vitor Hugo Gomes, que concorrerá pela Rede.
O partido fará um jantar no restaurante Temperos para a apresentação do pré-candidato à majoritária e dos cerca de 25 nomes para a proporcional. A Rede ainda trabalha para fechar uma coligação com pelo menos outros três partidos.
Eleições em Caxias
Mirante: não se ouve falar de 4º andar
Enquanto Alceu não se manifesta, vai se fortalecendo a intenção de um nome próprio
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: