A previsão de baixas temperaturas nessa semana - segundo a Climatempo, as mínimas podem chegar a 6°C em Caxias do Sul - deixa o setor do comércio confiante para as vendas do Dia das Mães. Carlos Alberto Cervieri, gerente administrativo financeiro da Câmara de Dirigentes Lojistas de Caxias do Sul, destaca que o frio complementa o cenário ideal para os dias que antecedem a segunda data comemorativa mais importante para o comércio do ano. Pesquisa da entidade, feita nos dias 17 e 18 de abril de 2023 com 720 moradores, aponta que 42% dos caxienses deixam as compras para a última semana antes da comemoração.
Soma-se ao frio e à pesquisa, balanços mensais que mostram resultados do comércio melhores, recuperando o prejuízo da pandemia.– As baixas temperaturas proporcionam a venda de itens de maior valor agregado. Tem tudo para termos um resultado muito bom – destacou Cervieri, em entrevista ao programa Gaúcha Hoje, da rádio Gaúcha Serra, nesta segunda-feira (8).
Artigos de vestuário e moda lideram a intenção de consumo com 24,1% das respostas e, quando esfria, botas, casacos e produtos de maior valor agregado chamam mais a atenção dos consumidores. O levantamento da CDL já tinha apontado uma expectativa de incremento de 14% no gasto médio local, chegando a R$ 226,62. Embora na expectativa esteja incluído o aumento dos preços, Cervieri destaca que há também os que pretendem gastar mais porque estão em melhores condições financeiras e os que querem comprar presentes melhores. Por isso, o setor espera um incremento de faturamento:
— Até acima da inflação do período — prevê Cervieri.
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumula alta de 4,65% nos últimos 12 meses, segundo o IBGE.
Soma-se ao frio e à pesquisa, balanços mensais que mostram resultados do comércio melhores, recuperando o prejuízo da pandemia.