O Parque das Abelhas é uma marca da Serra que vende mel e produtos derivados desde 2021, mas que no nome já entrega a pretensão de se destacar como um empreendimento turístico.
As obras para a criação de um parque, no Caminhos de Pedra em Bento Gonçalves, começaram neste mês. A intenção é mostrar as abelhas nativas brasileiras sem ferrão das espécies tubuna, jataí, mandaçaia, manduri, entre outras...
— A proposta é fazer com que o visitante seja meliponicultor por um dia, provando mel direto da colméia, vendo de onde sai o própolis e como é o manejo destas grandes guardiãs ambientais — destaca Nicole Sachet Maso, diretora de marketing do empreendimento.
O investimento previsto é de mais de R$ 2 milhões em uma área de 23 hectares. São em média 150 caixas com abelhas. A quantidade de mel coletado varia conforme a florada, mas em média rende dois quilo de mel em cada caixa. O Parque da Abelha será mais um negócio administrado por Tárcio Michelon, que hoje comanda a Casa da Ovelha, outro atrativo do Caminhos de Pedra.
O Parque das Abelhas ficará mais próximo de outro ponto do roteiro, perto da Vinícola Salvati & Sirena. A previsão de início de operações do Parque de Abelhas é a partir do segundo semestre.