A Vindima tem se fortalecido no calendário de atrativos da região. Vários municípios e empreendimentos da base de atuação do Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria Região Uva e Vinho incrementam a programação alusiva, que inclui desde feiras de vinhos, pisa da uva, degustações, jantares harmonizados aos espaços de contemplação da paisagem.
Para se ter ideia do impacto da Vindima no turismo regional, Bento Gonçalves, que é a cidade que concentra a maior ocupação hoteleira, recebeu próximo de 300 mil visitantes de janeiro a março no ano passado. A expectativa para 2023 é manter o mesmo fluxo, mas dados do Segh apontam que o ano começou com maior cautela por uma série de fatores, que vão da inflação, com destaque para preço de passagens aéreas e malha restrita, ao calor excessivo que estimula a ida para destinos com praias.
Segundo o sindicato, o fluxo geral foi 20% abaixo do ano anterior, ressaltando que alguns hotéis tiveram taxas próximas de 100%. Por isso, a expectativa maior se concentra em fevereiro. É esperado aumento do fluxo, por ainda ser período de férias, mas principalmente pelo Carnaval, que historicamente tem lotado a região. A taxa média de ocupação para este período festivo na região Uva e Vinho está em torno de 70%, com vários hotéis e pousadas com 100% de ocupação. A expectativa é que aumentem ainda mais as reservas próximo ao feriado.
O que também vai movimentar o turismo de Bento Gonçalves neste mês é o Jantar sob as Estrelas que vai ocorrer no próximo fim de semana, no dia 11 de fevereiro, na Via Gastrô, que inclui a Rua Herny Hugo Dreher, Avenida Planalto e ruas do entorno. O evento aberto começa às 17h e o valor é conforme o consumo nos empreendimentos.