A jornalista Juliana Bevilaqua colabora com a colunista Babiana Mugnol, titular deste espaço
As startups caxienses passarão a contar com um programa de desenvolvimento oferecido pelo poder público municipal. O Startup Caxias será apresentado oficialmente no Mind7 Startup, nos dias 8 e 9 de fevereiro, em Caxias do Sul, e promete fomentar a acelerar startups.
O programa irá oferecer palestras, oficinas e consultorias para quem ainda tem apenas uma ideia e não sabe muito bem por onde começar até quem já tem um negócio e precisa inovar ou definir estratégias. Conforme a diretora Geral e de Inovação da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Inovação, Raissa Camps, serão três ciclos: pré-aceleração, aceleração e atração de negócios.
— Estamos pensando no desenvolvimento da economia local e a modernização da administração — diz.
As inscrições para a primeira turma serão lançadas no Mind7. O programa será gratuito e a intenção é abrir mais de uma turma ao longo do ano.
O Startup Caxias faz parte do Plano Anual de Inovação, que é resultado da Política Municipal de Inovação. Ainda para 2023, a Secretaria planeja a execução de outro programa de inovação, o Gov.Lab, que busca modernizar o serviço público por meio da inovação e transformação digital. Ele prevê a criação de living labs (laboratórios vivos) para teste de soluções inovadoras e tecnológicas na cidade, a promoção de maratonas de inovação e programação (hackathons) e a formação de lideranças para a inovação na prefeitura.
Caxias do Sul concentra 5% das startups gaúchas. O município tem 49 empresas desta categoria de um total de 983 instaladas no RS. O número faz parte de um levantamento do Sebrae, que cruza dados abertos da Secretaria da Fazenda do RS. Ao longo de 2022, foram quatro startups abertas no município.