Pesquisa de intenção de compras da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Caxias do Sul aponta um crescimento de 8,8% nas comercializações de Natal deste ano. Mais de 75% dos consumidores devem ir às ruas e shoppings da cidade. Um dos destaques do levantamento é que a data comemorativa mais aguardada pelo comércio também poderá registrar uma alta de quase 10% no gasto médio do consumidor caxiense, chegando a R$ 483,77 por cliente.
Vestuário, brinquedos e calçados estão na lista dos itens preferidos para a data. A celebração deverá ter uma média 3,2 presentes por consumidor. Outro dado curioso é que quase 80% dos entrevistados pela CDL Caxias afirmaram que as lojas decoradas aumentam a vontade deles de entrar e conferir produtos.
O estudo realizado pelo Núcleo de Informações da entidade aponta que 62,7% dos entrevistados já sabem o que vão adquirir para o Natal, mas a pesquisa também mostra que o maior movimento nas lojas ocorre a partir de agora.
Entre os dias da semana que os consumidores preferem ir às compras para o Natal, o sábado aparece com 45,6% das opções. O levantamento foi realizado com 637 moradores de diferentes pontos da cidade, nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro.