Ubiratã Rezler, diretor executivo da Rezler Chavetas e Usinados, foi eleito novo presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região (Simecs). As eleições ocorreram na última semana e foram homologadas ontem. A posse será em 19 de janeiro em evento na sede da principal entidade industrial da Serra.
Rezler tem mais de 25 anos de atuação na indústria, foi presidente do APL Metalmecânico e Automotivo da Serra até 2021 e já atuava na diretoria do Simecs. O grupo que assumirá no ano que vem pretende sequência ao trabalho comandado nos últimos anos por Paulo Antônio Spanholi. A ideia, segundo Rezler, é escalar as iniciativas que estão ampliando o sindicato.
— Nós estamos pautados por continuar a transformação positiva que o Simecs passou nos últimos anos e queremos colocar ainda mais o associado no centro dessa estratégia para um maior fortalecimento e competitividade dos negócios — destaca o presidente eleito.
Spanholi faz um balanço de sua gestão ao comparar o Simecs com a realidade que outras entidades industriais vivem no Estado.
— Fui na Fiergs na semana passada, e seis sindicatos fecharam as portas e 17 estão com contas no vermelho e perdendo associados. Nós estamos arrecadando mais do que quando tinha a obrigatoriedade de contribuição e aumentando o número de associados. Acredito que o fator principal que nos colocou neste patamar foi a aproximação com o associado, entendemos suas necessidades — destaca.
Outra marca importante que Spanholi deixará é que o Simecs tem uma “nova cara”, seja pela reformulação física da sede, seja pelas iniciativas voltadas à inovação. A entrega do Mérito Metalúrgico Gigia Bandera, na última semana, com uma Gigia Robô no telão “dividindo” a apresentação dos agraciados, embalada por uma banda formada por robôs da Sumig com show de rock, simboliza um pouco deste novo momento.