A jornalista Juliana Bevilaqua colabora com a colunista Babiana Mugnol, titular deste espaço
A coluna mostrou nesta quinta-feira (27) a iniciativa da Sorvetes Urca em oferecer descontos para quem opta pelo potinho biodegradável no buffet. Pois então: a embalagem é produção caxiense, feita com farelo de trigo na Orquídea Alimentos. A empresa começou a desenvolver a ideia em 2019, a partir da sugestão de um funcionário, e colocou no mercado no ano passado. A Urca foi o primeiro parceiro e é, hoje, o principal cliente.
Além do pote de sorvete, há bowls, copinhos, pratos e saladeiras biodegradáveis em até 45 dias. Copos de café estão em teste e há um projeto de R$ 4 milhões para tornar o processo automatizado e aumentar a produção.
— Esperamos chegar a uma venda mensal no próximo ano de 30 mil quilos. Hoje, é cerca de 1 mil quilos por mês — projeta Marcelo Tondo Tissot, gerente de Marketing da Orquídea.
A fábrica processa mais de 35 mil toneladas de trigo por mês para produção de pães, massas, biscoitos doces e salgados, wafers e outros produtos. A moagem resulta também em cerca de 9 mil toneladas por mês do co-produto farelo de trigo: parte é usada na fabricação das embalagens e parte é vendida como ração animal.