Conforme o CEO da Marcopolo, James Bellini, já havia antecipado para a coluna, que a fabricação dos primeiros ônibus elétricos da companhia começaria neste segundo semestre, a fabricante confirmou nesta semana que o mês de agosto será o marco para o início destes trabalhos. A nova era em mobilidade protagonizada pela Marcopolo começa com a produção em série do Attivi integral da companhia. O modelo é o primeiro ônibus da marca com chassi próprio e 100% elétrico.
A companhia aproveitou a Lat.Bus 2022, um dos principais eventos do ramo que ocorre nesta semana em São Paulo, para oficializar o início da produção e reforçou o que o CEO já havia previsto, ainda em abril quando ocorreu a homologação, de que até o final deste ano serão produzidos 30 veículos que contam com distintas configurações para atender às demandas de diferentes regiões do país.
Desde outubro de 2021, o veículo da Marcopolo está em operação assistida. Os veículos circulam em um trajeto curto e sem passageiros pela área urbana central de Santo André, na Grande São Paulo, para análises de desempenho. Um protótipo foi exposto, inclusive, na Festa da Uva deste ano em Caxias.
O projeto de eletromobilidade da Marcopolo prevê ainda plano de serviços, atendimento pós-vendas e peças de reposição, inclusive para o sistema de recarga e manutenção das baterias. Além disso, será oferecido ao mercado ferramentas de telemetria, diagnose remota e gestão da energia de recarregamento, entre outros itens.
— Esse trabalho contribui com o desenvolvimento de projetos que vão ajudar a ditar os novos rumos da mobilidade — enfatiza Bellini.
A mobilidade sustentável faz parte da estratégia da companhia que já conta com mais de 350 ônibus híbridos rodando em diversos países, como Argentina, Colômbia, Austrália e Índia, além do Brasil, com chassis de parceiros. Nesta edição da Lat.Bus, a Marcopolo comemora também um ano do lançamento da Geração 8 de ônibus rodoviários.
— Nos últimos 12 meses, a linha representou quase 30% das vendas da marca. São mais de mil unidades já vendidas para clientes no Brasil e exterior — destaca Ricardo Portolan, diretor de Operações Comerciais do Mercado Interno e Marketing da Marcopolo.
Além de já estar em grande parte dos estados brasileiros, a nova geração marca presença nos principais mercados da América Latina, como Peru, Chile, Bolívia, México, Paraguai, Uruguai e Argentina. Ainda há a previsão de lançamentos, em breve, em outros mercados latino-americanos, além de unidades que serão utilizadas durante a Copa do Mundo, no Qatar.