A Unylaser, especializada em produtos e componentes metálicos e parte do Grupo PCP Steel de Caxias, teve seu projeto selecionado no segundo ciclo do Edital Gaúcho de Inovação para a Indústria. Inscrito na linha de Logística, a iniciativa aprovada foi a de um fueiro, que serve para o transporte de madeira, equipado com sistema automático de amarração e de controle da carga.
O projeto será encabeçado pela Raptor, marca criada dentro da Unylaser que incorpora, há mais de 10 anos, toda a linha de acessórios para a área de transporte florestal.
Desenvolvido em colaboração com o Senai-RS, o projeto tem duração de 15 meses, com fomento de R$ 600 mil advindo do edital. De acordo com Aurélio Francisco Ames, gerente geral da Unylaser, as funções serão divididas entre as duas instituições. A Raptor entrará com o conhecimento de mercado e manufatura de fueiros leves, no uso de aços de alta resistência mecânica e processos de conformação, enquanto o Senai-RS participa com toda a estrutura física de laboratórios e profissionais com experiência nas áreas de projeto eletrônico, sistema hidráulico e programação. O projeto para criação deste produto foi pensado para oferecer segurança e ergonomia.
— Trata-se de um produto praticamente automatizado, onde o motorista do veículo florestal poderá executar toda a operação de carregamento e travamento da carga por meio de um controle remoto. Assim, evita os riscos de rodagem com carga mal assentada — explica Ames.
Inicialmente, o fueiro está sendo concebido para uma demanda já existente no mercado do Canadá, onde custos com afastamento de motoristas causados por lesões na operação são muito altos. A ideia é que, a médio prazo, este produto seja incorporado nas operações brasileiras.