Um desafio proposto por um restaurante de Bento Gonçalves para a doceira de Garibaldi, Luísa Fanti, de 25 anos, foi o ponto de partida para um dos produtos que ela mais vende hoje para eventos na região da Serra. A criação também lhe rendeu um apelido:
— Quando falam meu nome, o pessoal já diz: é a menina do brigadeiro de sagu. É uma honra ter criado esse produto inovador. O mais legal é poder explicar para quem não conhece, principalmente para o pessoal de fora, a origem do sagu, a mandioca cozida no vinho com especiarias, e que tem a nossa cara — conta Luísa.
Para chegar na receita, primeiro tentou colocar o sagu dentro do leite condensado, mas não funcionou.
— Aí surgiu a ideia de encapsular e desenvolvi uma receita com fava de baunilha para que, quando a pessoa prova, tenha a sensação de morder um brigadeiro de sagu com creme — explica.
Os primeiros doces com esta fórmula foram feitos há dois anos como lembrança de fim de ano do restaurante que contratou os serviços de Luísa. A empresa chegou a fazer acordo para que a doceira não vendesse para outras empresas, mas agora o contrato se encerrou e o brigadeiro foi destaque até mesmo em feiras setoriais que ocorreram na região. Na época da criação, a doceira chegou a buscar informações até para patentear a receita, mas como não havia nenhuma química diferente, não era possível patentear o produto.
Atualmente, a produção média do doce com sagu é de 3 mil unidades por mês. É o segundo produto mais buscado, só perde para o brigadeiro de chocolate. E a tendência é aumentar a produção já que ela atende muitos eventos e revela que o segundo semestre está com muita demanda, principalmente para casamentos. Luísa fornece muito para a região do Vale dos Vinhedos, com muitos casais de fora do Estado que buscam a região para festas, e a iguaria de sagu chama ainda mais a atenção.
No final de setembro, será inaugurada uma loja da doceria no Vale dos Vinhedos dentro do complexo VistaVino, para atingir ainda mais os turistas da Serra.