Uma indústria de tecnologia em telecomunicações, sediada no bairro Cidade Nova em Caxias do Sul, vem chamando a atenção pela atuação em projetos importantes de preservação ambiental. A ALGcom fabricou as antenas do sistema de monitoramento inaugurado neste mês na região mais isolada do Pantanal a fim de combater incêndios florestais. Além disso, já forneceu a mesma tecnologia para a África com o intuito de evitar a caça aos elefantes.
Para o projeto mais recente, desenvolvido para a região pantaneira na divisa entre Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, as equipes da ALGcom trabalharam cerca de dois meses em parceria com outras empresas, que também obtiveram suporte do Ibama e do Exército. Os equipamentos transmitem imagens de 2,5 milhões de hectares. Foram fornecidas 50 antenas, e o contrato foi de R$ 85 mil reais. Antes disso, em dezembro do ano passado, a indústria caxiense já tinha embarcado seis antenas para uma ONG de resgate e reabilitação de elefantes órfãos em Nairobi, no Quênia.
Além de ampliar a atuação no segmento ambiental, a fabricante de tecnologia para comunicações tem incluído novos produtos em seu portfólio. Após começar a fabricar fontes e nobreaks, estabeleceu, recentemente, parceria com a marca alemã Sichert para fornecer gabinetes e racks de um policarbonato especial para instalação de antenas 5G em áreas externas.