As Empresas Randon deram mais um passo no processo de desenvolvimento do inovador sistema de tração auxiliar elétrico e-Sys, conhecido como eixo elétrico. A companhia realizou a entrega técnica de dois modelos de semirreboques da linha Hybrid R, da Randon Implementos, equipados com a tecnologia pioneira liderada pela Suspensys. Os modelos estão em fase de testes de campo com empresas parceiras.
Entre as grandes companhias que participam desta etapa do processo está a BRF que recebe um Hybrid R equipado com e-Sys do modelo frigorífico, para o transporte de cargas entre unidades da empresa nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Nesta etapa, as equipes de engenharia e pesquisa buscam monitorar o comportamento do produto em uso real pelas estradas do Sul e Sudeste do país. A operação do semirreboque ocorre por meio de fornecedores da BRF, começando pela empresa Tombini & Cia.
Também o grupo G10 Transportes, que reúne cinco importantes transportadoras e está entre as maiores empresas de logística e transporte rodoviário do país, vai utilizar um modelo graneleiro para deslocamento de cargas do agronegócio em rodovias do Paraná. Outro modelo de graneleiro já foi testado no final do ano passado para o transporte de grãos entre o norte gaúcho e o oeste catarinense, em parceria com a Cooperativa de Produção e Consumo Concórdia – Copérdia, uma das maiores do ramo agropecuário de Santa Catarina.
Sobre a previsão de pedidos de fabricação do eixo elétrico para estas companhias, a assessoria da Randon disse que neste momento ainda não tem isso. "É cooperação mesmo, com o veículo cedido ao parceiro para os testes previstos", respondeu o grupo.
Como funciona a tecnologia
Durante um período de 30 dias, os veículos de testes são monitorados para a coleta de dados sobre redução de consumo de combustível alcançado pelo uso do sistema de tração elétrico no semirreboque. Os condutores dos caminhões receberam treinamento com pilotos de testes do Centro Tecnológico Randon (CTR), onde ocorreram todas as fases de testagem até o momento.
Com conceito inovador e sustentável, o e-Sys é um sistema de tração auxiliar elétrico desenvolvido de forma exclusiva pelas Empresas Randon, em uma parceria entre Suspensys e CTR. Ele atua como sistema auxiliar de recuperação de energia gerada durante movimentos de descida e frenagem para momentos de necessidade de tração como subidas e ultrapassagens.
Dependendo da aplicação, condição de carregamento e da estrada percorrida, a economia de combustível pode chegar até a 20%, propiciando um menor desgaste dos componentes e contribuindo para uma menor geração de resíduos e emissão de gases. A linha de semirreboques Hydrid R, equipada com a solução e-Sys, foi apresentada ao mercado em 2019, após dois anos de desenvolvimento, e vem passando por várias etapas de testes e homologações para o início da comercialização no decorrer de 2022.