Quem passa pela RS-453, em Farroupilha, confere de longe a imponência do novo prédio da Biamar. Se de fora o complexo de seis andares lembra um shopping de grande porte, a família que administra a marca de tricot com 35 anos de história adianta que os consumidores vão ter esta sensação ainda mais reforçada quando conhecerem as novas instalações a partir de segunda-feira. Com investimentos que ultrapassam os R$ 60 milhões, a nova estrutura de 22 mil metros quadrados vai atender um público de 10 mil lojistas ativos da marca.
As inéditas instalações estão interligadas com a antiga sede por um túnel subterrâneo e por uma passarela, na Rua Júlio de Castilhos. Se do lado de fora estas estruturas surpreendem, a designer de moda e coordenadora de criatividade e estilo da Biamar, Suélen Biazoli, diz que outros elementos internos, inspirado em grandes centros de moda do mundo, prometem chamar ainda mais a atenção dos lojistas.
— Na parte interna parece ainda mais um shopping, com corredores espaçosos. No meio da área de compras temos uma esteira rolante. Buscamos em um shopping de Milão referências para forrar as escadas e a esteira. A passarela tem inspiração em Barcelona. A disposições de telas lembra grandes redes dos Estados Unidos. No fim do ano fomos para Paris e também buscamos referências — descreve Suélen.
Mas a principal inspiração para dedicar uma área deste tamanho ao atendimento de lojistas foi a necessidade de mais espaço para expor todos os produtos que a marca já tem e os que pretende lançar.
— Temos ideia de vestir as pessoas dos pés à cabeça e, quem sabe daqui a pouco, a casa delas também — adianta planos a integrante da segunda geração da família Biazoli e Marmentini.
Com o novo prédio, a Biamar vai duplicar a área industrial e quadruplicar o tamanho da loja. Está gerando 50 vagas de empregos diretos de um total de 470 profissionais. Também projeta aumentar em 50% o faturamento que já havia registrado números 40% maiores nos últimos dois anos.
Ampliações não param por aí
Dividido em seis andares, o novo edifício abrigará loja de dois pisos, estoque de produtos a pronta-entrega, depósito, e os setores comercial, financeiro, administrativo, criativo e de marketing, além de salas de reuniões, auditório para treinamentos e docas para entrada de caminhões. De forma provisória, o espaço acomodará também a tecelagem e passadoria, pois também tem planos de ampliar o antigo prédio. Outros três mil metros quadrados já foram aprovados para construção e as obras devem iniciar em breve.