Após conquistar, recentemente, a certificação para comercializar a primeira pistola do mundo com componentes de grafeno, a Taurus se prepara para colocar, ainda neste primeiro trimestre, o modelo no mercado. Partes da arma que será lançada agora são fabricadas em Caxias do Sul em parceria com empresas locais e com a UCSGraphene, planta de produção de grafeno da Universidade de Caxias do Sul (UCS).
A parceria com a UCSGraphene começou ainda no desenvolvimento do produto. O acordo de parceria com a Taurus foi oficializado na metade do ano passado. Durante a visita de Jair Bolsonaro para conhecer os projetos de grafeno de Caxias, um protótipo da pistola chegou a ser apresentado ao presidente. Além da UCS, a Znano, também de Caxias, fornece o masterbatch, o composto de um ou mais aditivos, que viabiliza a produção.
Não se trata apenas de uma arma mais leve no mercado, a utilização desta matéria-prima na concepção da pistola microcompacta agrega outras funcionalidades. A redução do peso da arma também potencializa propriedades mecânicas, como maior dissipação de calor e resistência ao impacto.