O Círculo Saúde passou a utilizar um robô de telepresença autônomo que faz uso de Inteligência Artificial (IA) para promover integração, treinamentos entre as equipes e disseminar a cultura da segurança do paciente. O Temi, como é chamado, visitará as unidades regionais do Círculo.
As primeiras tarefas do robô estão sendo executadas no hospital de Caxias do Sul, onde ele já interage com clientes, repassando recados e outras informações.
— Vem ao encontro do nosso planejamento estratégico, que busca a inovação e a automatização de processos com foco na excelência operacional e na segurança do cliente — observa Janaína Roos, coordenadora de Qualidade do Círculo Saúde.
Entre as atividades do robô, está a de participar de dinâmica de grupo com os profissionais do Círculo, como se fosse um colaborador da equipe.
O robô pode ser controlado por aplicativo. Ele reconhece a voz de seus usuários e se desloca quando solicitado. Já é conhecido nos mercados de inovação e tecnologia como um robô de telepresença avançado e intuitivo. Além de contar com funcionalidades de IA para realidade aumentada, o que facilita sua locomoção, tem recursos de áudio e vídeo de última geração.
O trabalho do robô Temi junto ao Círculo Saúde é realizado com apoio das empresas Luthier, Conceptmed e da clínica Mobilitare.