Após a notícia da partida de Adelino Colombo, fundador da Lojas Colombo, e do fechamento das unidades da rede em sinal de luto na sexta-feira (15), os funcionários do grupo da Serra receberam manifestações de colegas de outras grandes redes varejistas do país em solidariedade à perda. A maioria das homenagens que chegou ao conhecimento da Colombo ocorreu ainda no sábado pela manhã, quando as lojas reabriram. Em vários casos, colegas de outras marcas de eletrodomésticos, que ficam vizinhas às unidades da Colombo, levaram flores, cartazes e mensagens manifestando apoio.
Segundo a direção da Colombo, houve registros de homenagens vindas de unidades da Casas Bahia, Via Varejo, Multiloja, Magazine Luiza e Mercado Móveis, de várias regiões do país, principalmente no Paraná, em cidades como Fazenda Rio Grande, Cianorte e Curitiba. Aqui no Estado, chegou ao conhecimento da Colombo as manifestações de funcionários da Casas Bahia de Uruguaiana e Alvorada (foto).
Nestas horas de luto, todas as diferenças são superadas. Para demonstrar o quanto significa esse ato de empatia, a concorrência foi tão acirrada em determinado momento da história da Lojas Colombo e Casa Bahia que destaco um episódio marcante.
Quando a rede paulista resolveu ingressar no Rio Grande do Sul instalou uma unidade de grande porte em Farroupilha na frente da casa de Adelino Colombo. Em 2009, a Casas Bahia encerrou as atividades no Rio Grande do Sul. A própria Colombo, que havia ingressado no território da rede paulista também, recuou neste mesmo período. Atualmente, a vista da casa da família do fundador da Colombo é a da própria marca.
Convenção de vendas deve prestar homenagens
O final de semana e a segunda-feira foram marcados pelas homenagens ao fundador da Lojas Colombo, mas elas não devem parar por aí. A companhia com sede em Farroupilha planeja um momento especial na convenção de vendas da rede, que já estava agendada entre os dias 25 e 27 de outubro, no Costão do Santinho, em Florianópolis. O encontro de profissionais de 305 lojas espalhadas pela região do Sul do país promete ser de muita emoção:
_ Realizamos este evento todos os anos e o seu Adelino sempre esteve lá. Ele gostava muito de estar junto dos gerentes de lojas. Será o primeiro ano sem ele, mas com o legado presente _ destaca Maria Carmo Giacobbo, gerente de Comunicação e Marketing do grupo Colombo.