A Universidade de Caxias do Sul (UCS) e 34 municípios da Serra, incluindo Caxias do Sul, assinaram contrato para dar início à primeira fase do projeto Resíduos Serra (RS UP). O projeto, que inicia oficialmente no dia 4 de outubro, desenvolve alternativas tecnológicas para a destinação de resíduos sólidos urbanos, transformando-os em energia e produtos.
O projeto é uma iniciativa do Conselho Regional de Desenvolvimento da Serra (Corede Serra), do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (Cisga) e da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne). A pesquisa é desenvolvida pela UCS, no Laboratório de Energia e Bioprocessos (Lebio).
O coordenador técnico do trabalho e responsável pelo Lebio-UCS, professor Marcelo Godinho, explicou que a ideia do RS UP é transformar os resíduos em energia e produtos, como carvão biochar e óleo, possibilitando aos municípios dar um destino sustentável ao lixo. Ao final do projeto, está prevista a implantação de uma unidade regional de geração de energia e outros produtos.