Com 304 lojas espalhadas na região Sul do País, uma sede administrativa e quatro centros de distribuição, a Lojas Colombo vai se engajar, ainda mais, na otimização do uso de recursos energéticos. Há dois anos, vem trabalhando na revisão de processos e, recentemente, passou a comprar energia renovável de forma direta de parques de geração solar e eólico para parte de suas filiais.
A atitude, junto com a troca de lâmpadas por outras de LED, com a instalação de sensores de presença e de um sistema de automação de condicionadores de ar, reduziu o consumo em 336 mil quilowatts no período, número que deverá aumentar com a expansão das iniciativas. Para efeitos de comparação, este valor equivale ao consumo de cerca de 2,2 mil residências brasileiras por mês, com base em estudo do Laboratório de Eficiência Energética em Edificações da Universidade Federal de Santa Catarina.
Para o vice-presidente da empresa, Eduardo Colombo, a redução do consumo de energia vai muito além da economia de recursos financeiros.
—Também significa a preservação dos recursos naturais e ambientais do nosso país em um momento de escassez de água que beira uma crise do setor. É um compromisso importante e perseguido pelo grupo Colombo — pontua.
Com mais de 4 mil funcionários, a Lojas Colombo está presente em 190 municípios da Região Sul.