Há alguns dias que representantes dos setores de vinhos, móveis e entidades empresariais de Bento Gonçalves estão na expectativa do encontro com o presidente Jair Bolsonaro. A agenda presidencial confirma o jantar na cave da Vinícola Miolo, no Vale dos Vinhedos, na sexta-feira (9), a partir das 19h. Fontes ouvidas pela coluna destacam que o número de convidados deve ficar entre 15 e 20 pessoas.
Entre os listados está o presidente da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra), Deunir Argenta. Ele foi convidado pela própria Miolo.
_ É muito importante o presidente estar optando pela segunda vez em estar no Vale dos Vinhedos. Significa que ele tem uma visão do setor importante. A finalidade era Caxias, mas se ele resolveu pernoitar no vale, automaticamente mostra esse interesse pelo tema _ aponta Argenta.
Presidentes de outras vinícolas representativas do setor também foram convidados. Outra convidada que integra a lista é a diretora de Enoturismo da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale), Deborah Villas-Bôas Dadalt, também responsável pelo Spa do Vinho.
Para representar o setor moveleiro de Bento Gonçalves, um dos principais polos do ramo no país, foi convidada outra mulher, a presidente da Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel), Maristela Cusin Longhi.
_ Nós temos uma mesa executiva setorial dentro do Ministério da Economia. Hoje são poucos setores que têm isso. Vai ser uma oportunidade até para agradecer esse espaço para manifestar nosso posicionamento em termos de demandas _ destaca Maristela.
Ainda devem participar da recepção a Bolsonaro em Bento Gonçalves representando o setor empresarial os presidentes da Associação das Entidades Representativas de Classe Empresarial Gaúcha (CICS Serra), Elton Gialdi e do Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC-BG), Rogério Capoani. Na esfera política, o prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira, e o deputado federal, Paulo Caleffi, estão entre os nomes listados.