A Câmara de Dirigentes Lojistas de Caxias do Sul aproveita o movimento previsto na semana que antecede o do Dia das Mães para lançar a campanha #LocalSeguro. Ela é destinada as 4,3 mil empresas associadas e serve para identificar os cuidados sanitários que são adotados contra a covid-19 no comércio e nos empreendimentos de serviço.
De acordo com o gerente administrativo financeiro da entidade, Carlos Alberto Cervieri, foram confeccionados, inicialmente, 200 kits da campanha, que inclui materiais como cartazes, adesivos de distanciamento, móbiles, displays e até artes para divulgação nas redes sociais. Não há uma vistoria dos estabelecimentos antes de receber o material.
— O associado nos procura, recebe toda orientação para instalar o kit e tomar as medidas necessárias. Em visitas que fizemos para ter amostragem, praticamente todos os negócios tomam esses cuidados. A medida vem para reforçar tudo aquilo que a gente está fazendo desde o ano passado com o início da pandemia — aponta Cervieri.
A última pesquisa realizada pela entidade sobre a intenção de compras para o Dia das Mães apontou que a maioria prefere comprar no varejo físico e que 80% do público se sente seguro no comércio local, o que reforça o lançamento da campanha agora.
Previsão de frio é bom para o Dia das Mães
Mesmo que a pesquisa da CDL para o Dia das Mães deste ano tenha apontado um número menor de pessoas com intenção de comprar e um gasto médio também um pouco inferior, isso já na comparação com a data comemorativa do ano passado com pandemia, o diretor da CDL destaca que o Dia das Mães deste ano pode surpreender.
— Em torno de 45% dos caxienses quer ir às compras. Isoladamente não é bom. Mas, no contexto atual, de pandemia e crise econômica e de vários aspectos negativos, consideramos que é um interessante —aponta
No ano passado, a queda em relação a 2019 no volume de vendas foi de cerca de 20%. Neste ano, a expectativa é manter os mesmos patamares de 2020. O que pode ajudar é a previsão de frio para o fim de semana, principalmente para o ramo de vestuário, que consegue vender produtos de maior valor, como casacos, botas e roupas mais pesadas.