Depois de um janeiro um tanto amargo, as vendas de vinhos finos, espumantes e suco de uva fecharam fevereiro com um paladar mais estimulante. Em todas as categorias o desempenho foi positivo se comparado ao mês anterior, com destaque para os vinhos finos que tiveram um aumento de 47,81%, seguido pelos espumantes moscatéis com 45,64% e pelos espumantes brut com 32,89%. O suco de uva foi o que menos cresceu alcançando 8,22%. Nos 28 dias do mês, foram comercializados 538 mil litros de vinhos finos e espumantes a mais que o mês anterior, chegando a 1,8 milhão. Estes são os dados oficiais da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra), com base no Sistema de Cadastro Vinícola da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul.
Se comparado ao mesmo período do ano passado, os vinhos finos cresceram, porém menos, com um incremento de 15,41%. No caso dos moscatéis, o acréscimo foi de 25,93%. Entretanto, os espumantes brut ficaram 3,74% abaixo das vendas em relação a fevereiro de 2020 e o suco de uva ficou 6,37% aquém no mesmo comparativo.
_ O brasileiro começou 2021 mais retraído, comportamento que pode estar relacionado às incertezas geradas diante do agravamento da pandemia _ destaca o presidente da Uvibra, Deunir Argenta.