O Sindtur Serra Gaúcha e o Sindicato dos Trabalhadores do Comércio Hoteleiro de Gramado assinaram um termo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho para os segmentos da hotelaria e gastronomia do município. O novo acordo permite redução de jornada e de salário dos profissionais do setor, além de extensão de compensação do banco de horas e manutenção da taxa de serviço.
Na redução da jornada, ficou acordado a possibilidade de redução salarial na ordem de 25%. Já no banco de horas, ficou ajustada a extensão da compensação até o dia 31 de outubro deste ano. Para a taxa de serviço, deverá ser mantida a divisão normal, independente de sofrer uma redução de jornada.
Uma pesquisa recente feita por sindicatos de hospedagem e alimentação do Estado, compilada pelo Sindtur, mostrou que 59,8% das empresas do setor podem encerrar suas atividades de forma definitiva nos próximos 60 dias em decorrência da crise econômica. Já em relação aos empregos, a pesquisa mostrou que 92,8% das empresas precisaram demitir e apenas 7,2% mantiveram seu quadro de colaboradores completo. O faturamento do setor da hotelaria em finais de semana corresponde a 45,6% do total mensal. Para a gastronomia, representa mais de 30%. A pesquisa considerou dados das empresas entre o período de fevereiro de 2020 e fevereiro deste ano.