Foi em uma sexta-feira como essa, no dia 20 de março de 2020, que muitos profissionais da Serra trabalharam presencialmente pela última vez. Após mais de um ano de pandemia e de home office para uma parcela da população, o impacto se reflete no setor moveleiro. Ao menos, é o que indicam os números da importadora de móveis de design Rivatti, com sede em Caxias do Sul. A empresa registrou crescimento de quase 35% nas vendas de cadeiras de escritório no último ano. E considerando-se apenas os modelos de cadeiras gamer, a procura mais do que duplicou na comparação entre 2019 e 2020. No geral, a empresa avançou mais de 20% no período.
A procura se acentuou nos itens capazes de oferecer maior conforto, mas todas as famílias de cadeiras registraram crescimento de vendas.
_ Com a necessidade de trabalho diário e ensino à distância, um novo espaço precisou ser montado nos ambientes residenciais _ comenta o diretor da Rivatti Móveis, Márcio Quadros.
O mesmo movimento dos clientes foi percebido nas outras linhas de produtos da empresa. No caso das poltronas, por exemplo, até o cronograma de lançamentos previstos para a temporada teve de ser alterado, para que se pudesse atender a demanda muito acima do previsto, exigindo investimento em estoques. O resultado foi um incremento de 28% nas vendas em relação a 2020. A tendência se repetiu entre as cadeiras e banquetas, com comercializações ampliadas em 25% e 20%, respectivamente.