A loja física da Vinhos Nacionais foi fundada há 10 anos em Flores da Cunha. Atualmente, está situada no bairro São Pelegrino em Caxias do Sul. Mas, desde o ano passado, a marca vem valorizando na internet um portfólio de mais de 800 rótulos nacionais de 73 vinícolas. O vinho brasileiro se tornou o cerne do negócio.
Com a pandemia, os sócios viram saltar de 30% para 90% as vendas de vinhos e espumantes brasileiros com opções que vão muito além da Serra Gaúcha, garimpando rótulos de regiões como as do Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso e Pernambuco.
_ Nos tornamos ativistas do vinho brasileiro, tanto que a nossa loja virtual só tem rótulos nacionais. E a pandemia está permitindo que os consumidores descubram, percebam e aprovem a qualidade e diversidade dos rótulos daqui _ destaca Leonardo Curra, que divide a empresa com o irmão César, a mãe Eloisa e o pai Julios.
Hoje, a preferência recai em vinhos com valor acima de R$ 100. Antes da pandemia a realidade não era essa. A loja chegava a ficar com um vinho nacional de R$ 300 parado por mais de dois anos. Em 2020, foram vendidas 60 mil garrafas, enquanto foram 33 mil em 2019, e 20 mil, em 2018.
Aproximação com o público
Além dos produtos, a Vinhos Nacionais vem apostando em conversar com o seu consumidor por meio de parceria com um influenciador digital. Essa aproximação ocorre por meio do de um clube de vinhos. É o Clube do Choro baseado no canal do sommelier Leandro Baena chamado Choro da Videira. Já são mais de 300 membros. Todos os meses, cada participante recebe em casa dois vinhos, fruto de uma seleção exclusiva feita pelo especialista e pela Vinhos Nacionais.