A jornalista Juliana Bevilaqua colabora com a colunista Babiana Mugnol, titular deste espaço
Criar uma política de incentivo à inovação e à tecnologia será uma das principais ações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego de Caxias do Sul a partir de 1º de janeiro. Anunciado para a titularidade da pasta nesta terça-feira (22), Élvio Luis Gianni conta que o novo prefeito Adiló Didomenico (PSDB) e ele já conversaram sobre a proposta.
A ideia é que o Executivo envie à Câmara uma proposta semelhante à apresentada por Adiló no Legislativo — em 2019, ele protocolou projeto de criação de Política Municipal, Programa Municipal e Fundo Municipal de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação que, com o fim da legislatura, será arquivado.
O primeiro gesto de Gianni como secretário, no entanto, será se reunir com as entidades de diferentes setores da economia caxiense. Ele quer conversar pessoalmente com as lideranças e planeja trabalhar em conjunto com elas para proporcionar um ambiente favorável aos negócios. Empresário e integrante do MobiCaxias, também pretende atender aos anseios do grupo que se mobiliza pelo desenvolvimento da cidade desde 2017.
Além disso, Gianni pensa em atuar em conjunto com as secretarias de Turismo e de Urbanismo. A primeira, porque ele entende que o setor pode ser uma alternativa à matriz econômica, e a segunda para desburocratizar processos e garantir um clima de desenvolvimento.
— Teremos um grande desafio, talvez muito parecido, com as devidas proporções, com a pasta da Saúde. É manter o desenvolvimento sem deixar de lado a pandemia e trabalhar muito forte a pandemia sem deixar de lado o desenvolvimento econômico. Não basta fechar tudo, porque essa é uma decisão muito fácil. Vamos ter de trabalhar com as entidades, trabalhar muito forte juntos — destaca.