A vendedora de roupas infantis Andréia Sgarabotto, mãe da Antonella, de 10 meses, vem de uma família de mulheres empreendedoras. Sabendo das dificuldades enfrentadas em momentos de crise, resolveu criar um guia para divulgar o trabalho de quem precisa aumentar a renda nesta época de pandemia. O Guia das Gurias, uma plataforma no Instagram e no Facebook, foi lançado há uma semana e Andréia tem recebido contato de uma média diária de 60 negócios de mães empreendedoras para divulgar. A maioria faz artesanato, comida ou trabalha no ramo da beleza.
_ O guia surgiu porque a gente, como mãe e vendedora há mais de 10 anos, cria uma grande rede de contatos. Durante a pandemia, eu, trancada em casa, sentia falta de falar com gente e sentia que precisava fazer algo mais, e podia doar um pouco do meu tempo. Minhas clientes sempre me pediam indicação de profissionais e todo mundo que eu falava dizia que as vendas estavam diminuindo. Aí coloquei essas mães em contato. Unindo forças somos mais fortes _ acredita Andréia.
A vendedora conta que já está com o caderno cheio de empreendimentos para mostrar nos próximos dias e que as histórias dos negócios estão sendo contadas por ordem de chegada.
_ Tem muita gente me procurando, contando que estava triste com a pandemia, pensando em fechar, e dizendo que o guia está incentivando a continuar. Muitas das mães não têm muito contato com a internet. Uma menina, que precisava bastante de ajuda para vender massas, teve tanta gente chamando depois de aparecer no guia, que precisou criar um Instagram profissional _ conta.
Além de estar nas redes sociais, a empreendedora já tem o domínio para fazer um site. A intenção é que as mulheres possam comercializar seus produtos virtualmente, diretamente pela plataforma. Andréia, que acabou vendendo a loja de roupas para sua contadora logo após a filha nascer, para seguir só como vendedora e se dedicar mais à menina, ainda arrumou tempo para apoiar outras mães e agora isso pode se tornar outro negócio quando o site for lançado.
Como participar
O guia foi criado para divulgar gratuitamente o trabalho de mães empreendedoras, mas muitas pessoas tem pedido para entrar, inclusive pais. Então o guia pretende colocar também esses empreendedores. Basta seguir alguns passos:
1°- Printar a capa do perfil, marcar @guiadasgurias e compartilhar no story.
2°- Você pode mandar uma imagem do produto e o nome do Instagram para o Guia das Gurias marcar. Assim a divulgação sai mais rápido ou pelo Waths (54) 99920.2108.
3°- Existe a opção de enviar uma foto de rosto para sair em evidência. Porém leva mais dias pois tem lista de espera. E aí basta completar a frase: "Nessa época de pandemia eu acredito em que?"
4° - Informar segmento onde atua
5° - Informar nome completo
6°- E informar qual Instagram marcar na publicação
Saiba também
Marcopolo lança ônibus mostruário de inovação