Jaime Lorandi terminou suas duas gestões à frente do Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho (Simplás) deixando um legado de defesa do setor e de aproximação com o Papa Francisco para desmistificar que "o plástico deve ser evitado", conforme defendeu em uma de suas encíclicas.
Com a intenção de agradecer a parceria de diretores, autoridades e lideranças, o empresário usou da criatividade para criar um mimo emblemático: o “São Francisco do Século 21”.
Quando teve a ideia de entregar uma lembrança, veio-lhe à mente a matéria intitulada “Em Nome do Plástico”, publicada pela Revista Piauí e ilustrada com uma imagem de São Francisco de Assis distribuindo pão com uma sacolinha de plástico.
– Achei genial a ideia deles!
Foi então que, conhecendo o talento da artista Fabíola Dy Cornuthi, pediu que esculpisse a imagem do santo. A Plásticos Itália confeccionou a sacolinha que iria nas mãos da escultura.
– Porque no Século 13, em Assis, São Francisco ia de porta em porta pedindo pão aos pobres. E ele transportava os alimentos em sacos rústicos, de estopa ou fibra. Se fosse hoje, faria o mesmo, só que com as sacolinhas reaproveitadas de padarias, mais higiênicas – diz.
Ao todo, 20 pessoas foram agraciadas com o presente que é a síntese de uma luta.