Sondagem industrial divulgada pela Fiergs demonstra maior disposição (ou seria confiança?) dos empresários em investir a partir de 2019.
A pesquisa, realizada entre os dias 1º e 12 de dezembro de 2018, com 215 empresas, revela expectativas positivas para os próximos seis meses em indicadores como os de compras de matérias-primas e de número de empregados. Já o avanço do quesito exportações foi pequeno, evidenciando ainda preocupação com mercados como o argentino, um dos nossos principais parceiros comerciais.
A intenção em investir no semestre aumentou, com o indicador pulando de 53,8, em novembro, para 56,9 pontos, em dezembro (vai de zero a 100 pontos). A Utilização da Capacidade Instalada vem evoluindo, atingindo em novembro o maior patamar para o mês desde 2014: 71%.
Na Serra Gaúcha, a exemplo do Estado, o ano também terminou com a indústria otimista. Marcopolo e Randon, os dois principais conglomerados fabris da cidade, fecharam 2018 com crescimento médio projetado de 50%. E já há pedidos em carteira para os primeiros meses de 2019, gerando entusiasmo em outros setores, como comércio, serviços e construção civil.
Caxias do Sul é um polo metalmecânico e automotivo com produtos de alto valor agregado, que se fortalece em momentos em que a economia inspira investimentos em infraestrutura e modernização empresarial.
A acompanhar as boas-novas.