De janeiro a novembro deste ano, o Valle Rustico, encravado no Vale dos Vinhedos, recebeu 5,8 mil clientes, número 16% mais vitaminado do que no mesmo período do ano passado. Turistas gaúchos e do centro do país lideraram o movimento.
Mais do que um restaurante, trata-se de um ponto de experiência de ingredientes não-usuais na alta gastronomia, com alimentos produzidos na pequena propriedade rural. À frente da proposta está o chef Rodrigo Bellora, que, prestes a completar 10 anos de ecogastronomia no roteiro turístico, fecha o ano reestruturando o serviço, com uma novidade: a retomada dos menus degustação surpresa.
Uma das atrações é o Menu Natureza, de seis etapas, totalmente baseado na filosofia Quilômetro Zero, com 100% dos ingredientes de todos os pratos cultivados (ou criados, no caso das carnes) no próprio terreno no interior de Garibaldi ou vindos de produtores da vizinhança.
Entre as matérias-primas estão frutas nativas, plantas alimentícias não-convencionais (as Pancs), sementes crioulas e mel de abelhas nativas sem ferrão.
A proposta é apresentar uma gastronomia sazonal e da terra, que nasce em torno da agricultura familiar e de ingredientes locais, minimizando os impactos da distribuição de alimentos. O Valle Rustico abre de quarta a sábado para o jantar, e nos almoços de domingo, quando os clientes são convidados a fazer um tour pela propriedade.
É a aposta na preservação da herança gastronômica da região.
Leia mais: