O consumidor até pode ter economizado nos presentes de Natal, mas não na ceia. Os supermercados gaúchos brindam o crescimento de 6% nas vendas em comparação com a data de Noel do ano passado. O percentual supera as expectativas do setor, de incremento entre 3% e 4% nos negócios.
O calendário proporcionou melhor programação, com cinco finais de semana em dezembro.
– Com a véspera do Natal em uma segunda-feira, os clientes tiveram três dias de folga para adquirir os itens que faltavam para a ceia, evitando concentração e filas no último dia – destaca Antônio Cesa Longo, presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas).
Quem circulou pelos supermercados desde o final de semana deparou com amplo movimento e carrinhos recheados, mas a concentração de público na véspera natalina foi menor do que habitualmente. As compras de última hora representaram 25% do total vendido, percentual considerado baixo em relação aos natais anteriores.
Com o feriado esticado, houve mais tempo para planejamento e pesquisa de preços, com mais visitas aos supermercados.
As grandes estrelas de vendas neste Natal nas gôndolas foram a cerveja (inclusive as artesanais, para presentes), com alta de 15%, e o espumante, com incremento de 6%. Quanto aos presentes, os pequenos carrinhos e as bonecas de baixo custo foram os carros-chefes dos supermercados, além das caixas de bombons.
Passado o corre-corre de Natal, os supermercados recarregam as energias (e os estoques) rumo a outra data de vendas graúdas: o Réveillon, que promete agito extra já nos próximos dias. As gôndolas serão reforçadas com o espumante, bebida clássica de final de ano e que anima as cantinas serranas, além de lentilha, carne suína, sobremesas e outras bebidas.
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