Mais uma grande empresa de Caxias divulgou seu desempenho no terceiro trimestre de 2018 e, claro, nos primeiros nove meses do ano. De janeiro a setembro, dois fatores alavancaram a performance da Randon S.A Implementos e Participações.
Trata-se do aumento da produção de caminhões em 30,5% e de semirreboques em 72,5%, ao lado dos bons indicadores de exportações e do mercado de reposição.
O grupo registrou receita bruta total de R$ 1,6 bilhão no terceiro trimestre, acelerada de 43% sobre igual período de 2017. Já nos primeiros nove meses, o valor alcançou R$ 4,3 bilhões, avanço de 45,3% sobre o mesmo intervalo do ano passado.
O cenário revela que o sufoco da crise foi deixado para trás, mas ainda há ressalvas feitas pelo diretor de Relações com Investidores da Randon, Geraldo Santa Catharina:
– Estamos longe dos picos de mercado que tivemos há alguns anos e o parque fabril brasileiro ainda tem capacidade disponível.
O que anima o setor automotivo é que a companhia tem boas perspectivas para os próximos meses, pois “a entrada de pedidos permanece positiva”, diz o diretor, observando que, na política, o novo governo eleito encontrará uma série de desafios, o que sugere cautela adicional.
No acumulado dos nove meses de 2018, o lucro bruto registrou acréscimo de 48,3% e a margem bruta passou para 24% no período.