No lugar de um pinheirinho e um presépio simples em um canto da praça, uma árvore no centro do chafariz, pórticos em forma de pacote de presente e cascatas de luz com milhares de lâmpadas espalhadas pela Dante Alighieri. Este é o cenário que deve marcar o Natal de 2018 em Caxias do Sul.
A diferença principal em relação ao ano passado é justamente o investimento na decoração da cidade. A prefeitura não gastou um centavo em 2017, apenas tentou reaproveitar material de outros anos. O resultado não agradou ao público que nem notou a passagem do Natal pelo coração da cidade. Para evitar cobranças neste ano, o secretário da Cultura, Joelmir da Silva Neto, disse que foi feito um planejamento que decidiu que a melhor saída seria alugar o material para a decoração, e não correr o risco de "ficar na mão" como em 2017, quando foram testar a iluminação de mangueiras de led que estavam guardadas e as lâmpadas não funcionaram.
O orçamento da prefeitura previsto para a decoração é de R$ 120 mil. Se tudo ocorrer bem no pregão, com abertura dos envelopes prevista para a próxima semana, o secretário prevê a praça toda iluminada de 1º de dezembro a 6 de janeiro.
Outra diferença deste Natal é a aroximação da prefeitura com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). No ano passado, a entidade investiu sozinha cerca de R$ 200 mil na sua campanha e na iluminação da Catedral e das igrejas de São Pelegrino, Capuchinhos e Ana Rech. Neste ano, a entidade se comprometeu em dar aporte ao município para investir na programação artística que vai incluir orquestras, corais e artistas locais e de fora.
De acordo com o presidente da entidade, Ivonei Pioner, ainda está indefinido dentro da diretoria o valor total que será destinado, mas ele adianta que deve ser maior do que em 2017. Além do investimento na decoração das igrejas, o objetivo é patrocinar espetáculos de Natal, e parte desse investimento também será destinada à campanha que envolve sorteio de prêmios. O lançamento deve ocorrer até o fim do mês.
A programação artística de Natal tem previsão de ocorrer entre 13 e 23 de dezembro na Praça Dante, mas envolverá também outras iniciativas no município. A prefeitura tentou patrocínio para investir na decoração e programação nos distritos, mas disse que o Natal tímido do ano passado prejudicou a busca de incentivos porque as empresas não conseguiam enxergar retorno. A expectativa é de que a melhora do cenário natalino deste ano incentive a movimentação econômica da cidade e possa render mais frutos para as futuras edições.
Neste Natal, a prefeitura vai tentar unificar a programação das localidades do interior que já têm tradição, casos de Ana Rech, Galópolis e Santa Lúcia do Piaí, mas a organização completa ficará por conta dos próprios distritos.
O que CDL e prefeitura buscam é sinergia para integrar as atrações, inclusive com outras empresas e instituições que promovem atividades natalinas. Fica bem mais atrativo divulgar a cidade com um Natal único.