Com 42 anos de recheio no mercado, completados neste mês, a fabricante de chocolate artesanal Lugano mira num novo modelo de franchising, em lojas três em um, com cafeteria, chocolateria e boutique de presentes. O formato, iniciado em 2018, permite que o investidor tenha rentabilidade durante todo o ano, reduzindo a sazonalidade do setor.
Com seis lojas próprias em Gramado e 22 unidades licenciadas no Brasil – em nove Estados, além do Distrito Federal –, a marca tem a meta vitaminada de inaugurar outras 50 operações, sendo 30 ainda neste ano, num investimento de R$ 12,5 milhões com os novos parceiros franqueados nos próximos seis meses.
A expectativa é gerar 250 empregos diretos e mais 150 de forma indireta. O diretor de franquias da Lugano, Anderson Suriz, destaca que “ esse formato possibilita empreender e crescer mesmo em um momento de crise”. O investimento em uma franquia nesses moldes da Lugano é de R$ 250 mil, com rentabilidade estimada pela rede superior a 20% ao mês.
O alvo são cidades com mais de 30 mil habitantes e polos turísticos. Nas metrópoles brasileiras, o cálculo é de uma loja para cada 200 mil habitantes.