A primeira Central Coletiva de Criação Assistida por Computador e Corte do Rio Grande do Sul será inaugurada na próxima segunda-feira em Caxias. A novidade foi alinhavada pelo Polo de Moda da Serra Gaúcha, num investimento de R$ 1,6 milhão, captado por meio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) via Secretaria de Desenvolvimento do Estado.
O complexo de máquinas com tecnologia japonesa chega para dar suporte e atender à demanda de pequenas, médias e grandes empresas de confecção da região que hoje desenvolvem o processo de corte de roupas de maneira manual.
– Com a Central, incentivaremos a economia colaborativa buscando o crescimento do setor – detalha Sidimar Remussi, presidente do Polo de Moda.
O complexo que potencializará o polo de vestuário fica instalado na Rua Wilson Drago Fantinel, 489, entre a Pettenati e os Correios, no bairro Cidade Nova. Passou a abrigar também a área administrativa do Polo de Moda.
A central abarca sistema de engenharia têxtil CAD, plotter de 2,2 metros, mesa digitalizadora de moldes e mesa de corte com insuflação, que permite corte preciso de peças em várias camadas, dos mais diversos tecidos.
Iniciativa inteligente que significa economia de tempo, diminuição de desperdício, índice de erro perto de zero, redução de custos e acesso à tecnologia de primeiro mundo de forma coletiva.
É um ótimo exemplo de como os setores podem se unir para diversificar a matriz econômica e se fortalecer como parceiros, e não concorrentes.