A restauração do complexo que abrigou a emblemática Metalúrgica Abramo Eberle, no coração de Caxias do Sul, será concluída até o final de 2017, chegando como um presente de Natal à comunidade. Por sua localização nobre, a procura é concorrida, restando poucos espaços para locação no conjunto de construções de valor histórico e arquitetônico. O potencial comercial e de revitalização do Centro fica comprovado com hóspedes de peso.
A edificação da Rua Sinimbu, a primeira a ter a restauração concluída, foi batizada de Edifício Abramo Eberle, em homenagem ao fundador da maior indústria metalúrgica de Caxias do Sul da primeira metade do século 20. E já está com todos os espaços para lojas locados. Estação dos Brinquedos, Pioner Joalheria e Ótica, Padaria Pão Quente, Peixinho É Moda Infantil e Despyndos Moda Íntima estão em plena atividade. Na esquina com a Rua Borges de Medeiros, a filial-conceito da Kenpo Sports chama a atenção ao ocupar área de 600 metros quadrados.
Nos cinco andares corporativos estão instaladas a Faculdade IDEAU, o Unificado e a Azzolin Advogados Associados. Três amplos espaços ainda estão disponíveis para aluguel no edifício principal, com áreas corporativas que vão de 550 metros quadrados a 1.250 metros quadrados, incluindo o último andar no qual figurava o salão nobre da metalúrgica.
Já a restauração do projeto na Rua Os Dezoito do Forte comporta 11 salas, das quais só cinco estão liberadas. Até o momento, a movimentação de negócios gerou 150 empregos diretos. A expectativa é de que 2 mil pessoas circulem no entorno das edificações diariamente, mostrando a força do novo centro de vendas e negócios.
Com a conclusão das obras – assinadas pela GCI Investimentos, do sócio Gilberto Caberlon –, calcula-se que venham a ser gerados R$ 20 milhões ao ano em novos negócios. A fase é de conclusão de calçadas, pátios internos, telhados, da casa em que funcionava a mecânica, além de iluminação e pinturas. Foram investidos R$ 40 milhões, entre aquisição e reconstrução da área de 20.086 m².
Caixa-Forte
Complexo comercial da Metalúrgica Eberle ficará pronto até dezembro
Por sua localização nobre, a procura é concorrida, restando poucos espaços para locação no conjunto de construções de valor histórico
Silvana Toazza
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project